Esparta e Atenas
Cada polis grega tinha uma forma de organização própria.Algumas características de duas delas:Esparta e Atenas .A primeira localiza-se na península do Peloponeso; a segunda , localiza-se na região da Grécia chamada ática.
A cidades de Esparta foi fundada pelos Dóris da península do Peloponeso.
Por essa razão, alguns textos referem-se aos espartanos como lacônios ou lacônicos.Sua principal atividade econômica era a agricultura.
Quando os dórios chegaram ao Peloponeso, encontraram forte resistência da população local e tiveram de lutar muito para conquistar o lugar.Esse fato teve duas conseqüências importantes.A primeira foi a formação de diferentes grupos sociais: aqueles que lutaram contra os dórios foram escravizados, bem como seus descendentes, tornando-se hilotas(servos que cultivavam as terras e realizavam outros serviços necessários á cidade);os que se renderam aos Dóris sem lutar deram origem aos periecos(homens livres que podiam dedicar-se á agricultura e ao comercio)
Os decentes dos dórios, chamados esparciatas, possuíam as melhores terras e comandavam a cidade.
Atenas:
Atenas pensar , discutir, participar, criar
Quando os jônios chegaram à região da Grécia chamado Ática, criaram uma cidade deram-lhe o nome de Atenas, em homenagem a deusa da sabedoria. Como a cidade ficava no litoral, dedicaram-se a agricultura e ao comercio marítimo
Inicialmente, somente os grandes proprietários de terras chamadas eupátridas, podiam participar das decisões da cidade.atenas era oligarquia. Estavam afastados da política os georgóis (pequenos propietarios ) , os demiurgos (comerciantes) os thetas (pessoas sem posse)os metecos (estrangeiros dedicados especialmente ao comercio) e os escravos (pessoas que perderam a liberdade )
localização
Nenhum comentário:
Postar um comentário